terça-feira, 30 de outubro de 2012

Cômodas Estilo Luís XV


Cômodas Estilo Luís XV

   As cômodas desse período teve diversas variedades enorme de formas, existiam os toucadores (mesa com espelho), as secretárias com inúmeras gavetas e frente em “bombé” ou “serpentine” (ligeiramente abaulada ou com ondulações) como os bureaus e bonheur-du-jour.
   Um móvel característico do período foi a cômoda Luís XV, com duas as quatro gavetas dispostas em dois andares e com pernas compridas, as mesas-secretária (bureaux plats) eram muito usadas,  assim como as sécrétarie, principalmente as que tinham tampo de baixar (sécrétarie à abattant).



      Cômoda estilo Rococó ou Luís XV
 
 
Mesa-secretária estilo Rococó ou Luís XV
 
 
 
   Outro móvel que surgiu no final do reinado de Luís XV foram as secretárias de tampo cilíndrico (bueraux à cylindre) que também foram muito apreciadas no próximo reinado. Já os armários eram arredondados e as mesas quase sempre em forma circular ou oval.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Postado por Ildaiane Vergara.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

-->
Luís XV de cara nova
Os móveis desse período eram trabalhados fabulosamente com muito cuidado em cada detalhe da sua decoração. Utilizavam entalhe e marchetaria, muitos elementos dourados e prateados e aplicações em bronze. O estofamento era feito com moirés, brocados, tafetá, toile de jouy ou tapeçarias Gobelins e Beauvais. Os assentos de palhinhas para cadeiras e sofás também foram muito utilizados. O mobiliário pitado também teve seu espaço, com cores vibrantes como vermelho, amarelo, azul, preto ou dourado e a laca era muito utilizada também.
Hoje em dia, esse estilo continua sendo usada em residências com muito requinte, mas com propostas mais atuais como pátina de diversas cores, aplicações dos mais variados tecidos e estampas e até retiram alguns enfeites para ficar no tom original da madeira.





Postado por Paula Treptow

terça-feira, 9 de outubro de 2012

LUÍS XIV

5 de Setembro de 1638 - 1 de Setembro de 1715, conhecido como "Rei-Sol", foi o um monarca absolutista da França, reinando de 1643 a 1715. Construiu o Palácio dos Inválidos e o luxuoso Palácio de Versalhes, perto de Paris, onde faleceu em 1715.

 Palacio de Versalhes
O período de regência exercido pela mãe de Luís terminou oficialmente em 1651, quando ele tinha 16 anos. Luís assumiu o trono, mas Mazarino continuou a controlar os assuntos de Estado até 1661. Outros membros do governo esperavam que fosse substituído por Nicolas Fouquet, o superintendente de finanças. Ele não só não assumiu como foi preso por má administração do Tesouro francês. O rei anunciou que assumiria ele próprio o governo do reino.
O Tesouro estava perto da falência quando Luís XIV assumiu o poder. As coisas não melhoraram já que ele gastava dinheiro extravagantemente, despendendo vastas somas de dinheiro financiando a Corte Real. Parte desse dinheiro ele gastou como patrono das artes, financiando nomes como Moliere, Charles Le Brun e Jean-Baptiste Lully. Também gastou muito em melhorias no antigo Palácio do Louvre, que acabou por abandonar em favor da nova fundação de Versalhes, construído sobre um antigo pavilhão de caça de Luís XIII.
Em 1665, Luís XIV nomeou Jean-Baptiste Colbert para a chefia da Controladoria Geral. Colbert reduziu o défice da França através de uma reforma fiscal, que tornou os impostos mais eficientes. Por outro lado, não aboliu a isenção fiscal de que se valia o clero e a nobreza. O método de coleta de impostos também foi melhorado.
Colbert fez planos de longo prazo para o desenvolvimento da França através do comércio. A sua administração criou novas indústrias e encorajou os fabricantes e inventores a produzir. Também modernizou a Marinha, as estradas e os aquedutos.
Luís XIV ordenou a construção do complexo conhecido como Hôtel des Invalides (Palácio dos Inválidos) para servir de moradia a militares que o serviram lealmente em combate, mas que foram dispensados por motivo de ferimento de guerra ou idade avançada e que até então tinham como alternativas apenas a mendicância e o banditismo.
No seu reinado foi construído o Canal do Midi, que uniu o Mediterrâneo e o Atlântico e foi muito importante para o desenvolvimento econômico da França e da Europa, sendo considerado fundamental para a Revolução Industrial. O Canal tem 240 km e foi projetado por Pierre Paul Riquet, sendo inaugurado em 1681.
Luís XIV escolhe para emblema o Sol. É o astro que dá vida a qualquer coisa, mas é também o símbolo da ordem e da regularidade. Ele reinou como um sol sobre a corte, sobre os cortesãos e sobre a França.
 Luís XIV morreu em 1 de Setembro de 1715 de gangrena, poucos dias antes de seu septuagésimo sétimo aniversário e com 72 anos e 100 dias de reinado - o mais longo reinado e governo do mundo ocidental. Seu corpo foi sepultado na basílica de Saint-Denis, em Paris. Praticamente todos os filhos legítimos do rei morreram na infância. 

MOBILIÁRIO DE LUÍS XIV
Esse estilo foi fortemente influenciado pelo Barroco Italiano e marcado pelo luxo e esplendor da corte Francesa. Em seu primeiro período a linha era reta, carregada de ornamentações, os móveis tinham tamanho reduzido e mais beleza nas proporções.
A decoração se tornou mais pomposa e os móveis eram mais impressionantes que confortáveis. As tendências barrocas desta época se refletem nas cadeiras, que tornaram-se mais femininas, menores e com braços e encostos sem estofados. Os pés das cadeiras eram em pontas ou em forma de copo e o estilo “pata” para os pés também foi usado, porém com ligeira volta em S. As cadeiras e os sofás apresentam braços com uma graciosa curva inclinada.



Neste fértil período surgiu uma técnica decorativa diferenciada associada ao nome de André-Charles Boulle. Este inventou um processo de folhear o mobiliário com uma combinação muito decorativa de ébano, casco de tartaruga, latão, estanho e madrepérola.

 



 















 
 



 












 











 








 








 
 


         










 


 











 
 










 






 









 
 
 




















O canapé, com seis ou oito pés, que se parece muito com a poltrona em estrutura e ornamento tem linhas retangulares, estendendo-se lateralmente, para comportar três ou quatro pessoas – um móvel exclusivo de salões.

As pernas dianteiras desses móveis são geralmente talhadas e terminam com pés em forma de garras e as traseiras possuem uma curva sutil. As mesas são grandes, com bordas ornamentadas, com ricas incrustações, com pernas que acabam em pontas ou voltas, e as travessas horizontais são em X ou H.

Mesa estilo Luís XIV com pernas com travessas em H.

Banco Luís XIV com pernas com travessas em X.
Em termos de decoração, o mobiliário Luís XIV caracterizou-se por apresentar composições simétricas, com grande efeito decorativo. Em geral, os móveis eram enriquecidos por molduras e aplicações de cobre e metal dourado.
Quanto à ornamentação, o mobiliário Luís XIV se caracterizou de policromia viva, abundante e ao mesmo tempo concentrada. Nos móveis eram incorporados elementos tais como divindades de inspiração clássica,  figuras de animais fantásticos.
 Decoração de mobiliário em forma de animais fantásticos
Também é interessante destacar que, além das características já mencionadas, o mobiliário Luís XIV foi marcado pela produção de móveis dourados e prateados, reprodução de elementos arquitetônicos como balaustres, pilastras, faixas e medalhões, a utilização da marchetaria, de influência chinesa, feita com tartaruga e madrepérola e pelo revestimento dos móveis com tecidos brocados (feitos com fios de ouro e prata em relevo).


Postado por: Beatriz Krüger e Jessica Storch.