terça-feira, 29 de maio de 2012

A Evolução Dos Materiais Da Pré-História

-->
-->

-->A Idade da Pedra 

A idade da pedra é marcada pela aparição das primeiras ferramentas produzidas pelo homem. Começaram a surgir agulhas, buris, pás e enxadas. Reforçando a teoria de vestimentas e moradias fora das cavernas.

 
Faca de sílex típicos do Paleolítico.

Começaram a ser usadas pedras como matéria-prima, tanto para móveis como para outras finalidades.
Apesar da  pedra não ser um material confortável, de ser dura, apresenta porém certas qualidades, tais como a duração, a resistência e a grandiosidade.
Utilizadas pelos egípcios para fazer mesas votivas em alabastro. Os romanos usavam mármore na confecção de mesas e candelabros quando pretendiam que a peça fosse particularmente grandiosa. Já os cretenses e os gregos faziam tronos de pedra e os romanos usaram, muito sensatamente, a pedra para fazer bancos de jardim.
-->

 

-->
A Era da Argila
O manejo do solo e o favorecimento da agricultura levaram ao contato com a argila, na qual se deu a produção de vasos de cerâmica usados para o acondicionamento e transporte de alimentos e produtos agrícolas. Também permitiu a confecção de peças com sofisticação artística altíssima.
Começaram a ser construídas casas usando argila e reforçadas por resíduos vegetais. Aparente rudimentares, mas apresentavam mais características que as casas de taipa. Os móveis eram acessórios imóveis, presos nas casas. O chão era de uma camada espessa e compacta de argila, já o telhado era feito de palha com estrutura de madeira.

 
-->
Fragmento de artefato cerâmico do período Neolítico. 

-->
 Casa feita de argila com bambu.

-->
Idade dos Metais
O Periodo Calcolitico e eras do Bronze é considerado a Idade do Cobre, por muito tempo considerado pertencente a Idade do Bronze.
O ferro é um metal de extração e trabalho difícil para uma tecnologia primitiva e só na era romana começou a ser usado em grau significativo na confecção de mobiliário. As peças geralmente eram moldadas.

 
-->
Vaso usado em rituais do inicio da era do bronze.

 
-->
Artefato da era final do bronze.

-->
A Idade do ferro teve o inicio ao final da Era do Bronze.
 
-->
Ferramentas de ferro da Idade do ferro.

Madeira
As técnicas mais primitivas de usar a madeira consiste em queimá-la ou escavá-la, mas ambos desperdiçam-na demais. No Egito onde a madeira era escassa, usavam-se técnicas muito sofisticadas. Depois da queda do Império romano, o método primitivo de confecção de móveis passou a ser adotado em muitas partes da Europa, usada principalmente para fazer arcas.
Neste período começou a ser necessário pedaços de madeira maiores do que possuía um tronco de àrvores, tornando-se preciso um processo de unir partes distintas. 
O método mais simples de encontrado pra unir madeira foi atá-lo em cruz, com correias de fibra vegetal ou couro.  Era utilizada uma ferramenta tirando secções da madeira para produzir uma superficie trabalhada, não completamente lisa – para arrumar a madeira.

 

-->
Decoração da madeira
 Os embutidos e folheados já eram usados na decoração de peças de mobiliário de madeira no período da Primeira Dinastia do Egito.
Na técnica do embutido escava-se concavidade na armação do móvel e entao eram inseridos blocos compactos de madeira ou outro material.
 As pedras preciosas raramente eram usadas na decoração de peças de mobiliário, mas na maioria das civilizações foram utilizadas pedras semipreciosas em embutidos, para decoração de móveis de luxo.

 


 

-->
Postado por Beatriz Krüger e Jessica Storch.


 




A ARTE EM MARCHETARIA


      Marchetaria (do francês marqueter, embutir) é a arte de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, etc, através da aplicação de materiais diversos; como madeira, metais, pedras, plásticos, madrepérola, marfim e chifres de animais; tendo como principal suporte a madeira. 
      Consistia no recorte do material a ser utilizado (pedra, madeira, metal, etc.) e a posterior incrustação nas cavidades abertas em uma superfície maciça contando, para isto, com o auxílio de formões ou ferramentas similares. Para a fixação utilizava-se cola.
     Trata-se de uma técnica com mais de 5000 anos de idade, encontrada já nas Pirâmides e Templos Egípcios, na Europa, Ásia e China, desde a mais alta antiguidade.


http://www.paulorea.com.br/tecnicas


http://peopledesign.blogspot.com.br/2011/02/marchetaria.html
 Postado por Caroline Lages e Paula Treptow

terça-feira, 22 de maio de 2012

A relação homem x materiais



Desde os primórdios, a história do Homem está interligada aos materiais. Essa ligação é uma soma de todos os materiais que inventamos ou descobrimos, manipulamos, usamos e abusamos; incluindo desde histórias de opulência e mistérios envolvendo materiais preciosos (ouro e prata), histórias mundanas, como no caso do ferro e da borracha pelos seus aspectos meramente industriais, passando por histórias de segurança e devastação ligadas aos materiais atômicos e aos lixos doméstico, industrial e hospitalar não-processados

 A relação estreita entre Homem e materiais se configurou tão significativa e importante, como ainda se configura, que eras diferentes da humanidade receberam o nome do material mais importante em cada uma delas desde a Idade da Pedra à Era dos Metais, passando pelas eras batizadas com o nome da civilização dominante num dado período (períodos helênicos, romanos, bizantinos e islâmicos), pela Era Moderna e chegando-se hoje ao que se tem convencionado chamar de Era do Silício.