terça-feira, 18 de setembro de 2012

CASAS



              A Casa Romana
   A casa romana tem múltiplas plantas e foi evoluindo arquitetonicamente ao longo dos séculos, em função da região onde era construída, se era urbana ou se era rural e naturalmente, as posses do dono determinavam, tal como hoje, a sua maior dimensão e opulência. Pois era através das suas casas que demonstravam o seu poder econômico. Existiam dois tipos de casa , as vilaae e as domus.





Planta Baixa de uma
casa Herculano
  

A Villae Romana

   As villae romanas eram as casas de campo dos mais ricos e influentes. Dispunham de todo o conforto e de todos os serviços que se só nas cidades se podiam encontrar. Bibliotecas, jardins, ginásios, salas para festas e reuniões, saunas, piscinas… Habitações bem diferentes das dos Iberos e Celtas que por cá viviam.





A Villa Urbana
   Villa Urbana que era um complexo habitacional de luxo, destinada aos senhores e tinha fins puramente ociosos. Situava-se no meio do campo ou próximas do mar. A Villa Urbana tinha grandes jardins, bibliotecas, piscinas, balneários e até anfiteatros. Eram adaptadas ao terreno e refletiam fortes influências gregas.  Um dos exemplos de uma Villa Urbana é a famosa “Villa Adriana”, situada perto de Tivoli, mandada construir pelo Imperador Adriano.
A Villae Rústica
   A Villa Rustica é igual à Domus, porém com espaço para a agricultura. Uma casa de campo, com complexos luxuosos para o proprietário e que se destinava à agropecuária de rendimento. Separadamente existiam complexos para os escravos, onde estes estavam sob vigilância de um uilicus (escravo de confiança), e se dedicavam aos trabalhos agrícolas.

Domus
   A domus era a residência urbana das famílias abastadas na Roma Antiga, e, portanto, na sua maioria, das patrícias, nome pela qual é denominada a nobreza romana. Há também a domus da plebe, onde habitavam comerciantes e artesãos romanos, ainda que as suas residências não fossem grandes, suntuosas e sofisticadas como as dos patrícios. Os cidadãos com menos posses, membros da plebe, viviam em casas alugadas, as insulae, apartamentos exíguos e sobrepovoados situados em prédios de vários andares. No campo, as casas das famílias patrícias tinham o nome de villae (singular: villa). A domus dos patrícios era uma propriedade grande, sofisticada e luxuosa em regiões residenciais em meio à cidade.

Domus Romana



Modelo domus Romana interno
Ruinas do Fórum Romano




Fórum Romano



Domus Augustana



Domus Flavia



Domus Severiana


                                                                      
  Domus Áurea

                                                       
    Postado por Ildaiane Vergara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário