terça-feira, 9 de outubro de 2012

IDADE MÉDIA


Arquitetura Medieval

As casas eram construídas em madeira ou pedra. Tinham dois ou mais andares com sacada, projetando-se sobre a rua. Explica em parte a fisionomia das cidades medievais, retratadas como sombrias e pouco arejadas, apesar das janelas não terem vidros.
As casas medievais tinham as lareiras no meio da sala, longe das paredes de madeira e para evitar os incêndios.
Os temas artísticos eram invariavelmente religiosos, e as obras, quase sem exceção, estavam nos edifícios das igrejas. Assim, destacava-se à arquitetura, com a construção de templos, igrejas, mosteiros e também castelos.
A decoração de interiores foi símbolo de prestígio durante muito tempo, já que somente as classes altas podiam permitir-se o luxo de tratar com apuro e refinamento os espaços internos de suas mansões e palácios. Com a fabricação de objetos em série, a decoração ficou ao alcance da classe média, embora os arquitetos e decoradores de prestígio, os materiais nobres e as peças raras continuem restritos aos privilegiados.
Na Idade Média européia predominaram dois estilos arquitetônicos: o românico e o gótico.




 As construções em estilo românico (século X, XI e XII)  caracterizavam-se por arcos redondos, paredes grossas, grandes colunas, janelas pequenas e interior pouco iluminado. Os principais materiais utilizados para a construção de edifícios eram a pedra e o tijolo. Na altura os tetos dos edifícios eram de madeira e, por isso, havia muitos incêndios. Por esta razão, esses tectos de madeira foram substituídos por abóbadas. Devido a estas abóbadas (de estilo bizantino) as paredes tiveram de se tornar espessas para sustentar tanto peso. Para as sustentar era necessário o uso de contrafortes em abundância. Para que os edifícios não se desmoronassem, o uso de janelas e vitrais passou a ser tão reduzido que quase não se notava os detalhes do interior dos edifícios, pelo fato de haver pouca luminosidade.



  Catedral de Worms, Alemanha, estilo românico, século XII

As construções em estilo gótico (final do século XII até o século XV) caracterizavam-se pelos arcos em formato ogival, janelas maiores e mais numerosas, paredes altas e interior iluminado. .  Igrejas gigantescas, que simbolizam a tentativa de alcançar os limites celestes e tocar, com suas torres pontiagudas, em Deus. Altas e espaçosas, serviam para acolher em seu interior o maior número possível de fiéis, o que era difícil de se fazer nas igrejas de estilo românico. Para dar suporte à tamanha grandeza, surgiram inovações arquitetônicas, como os arcobotantes, que escoravam as altas paredes externamente para liberar o interior da igreja; colunas nervuradas mais delicadas e capazes de suportar maior peso; arcos ogivais responsáveis pela elevação vertical da construção e pela distribuição do peso das abóbadas em vários pontos simultaneamente. Na decoração interna, destacam-se rosáceas e vitrais muito coloridos e trabalhados, que causam um mágico efeito de luzes, cores e sombras.


 Catedral de Chartres, França 




Mobiliário da Idade Média

A vida na Idade Média era instável, pois se mudavam com freqüência. Os camponeses possuíam poucos móveis, além de objetos confeccionados toscamente pelos habitantes da casa para uso cotidiano. Já nobreza levava uma vida que consideraríamos pouco amena pelos padrões modernos.

Os móveis na idade média eram escassos, até mesmo nas famílias importantes. Eles limitavam-se a satisfazer as necessidades básicas de comer, dormir, sentar, armazenar e na época de alfabetização de ler e escrever.

Os móveis deste período tinham a função adicional de expressar a posição social ou status no interior da casa, principalmente nos tecidos suntuosos.


Os reis e os grandes barões deslocavam-se constantemente de residência em residência, o que significava que a maior parte das peças de mobiliário tinham de ser facilmente transportáveis. Um exemplo disso são arcas, eram fortes e podiam ser transportadas em carroças.



As mesas eram geralmente constituídas por tampos assentados em cavaletes.


As formas usuais dos móveis de assento eram o banco comprido, o banco para uma pessoa e o banco comprido de costas altas. A cadeira era um símbolo de autoridade e tinha a forma de um x, por vezes de fechar, por vezes fixo, ou então consistia numa estrutura quadrada tipo trono.





Os elementos mais importantes do mobiliário eram os tecidos: cortinados para proteger das correntes de ar, tapeçarias e colchas. Até o século XVII, as descrições das camas falam de cortinados, nem sequer mencionam a armação de madeira que servia apenas de base. Em muitos casos, o banco servia de cama e as camas mais requintadas, construídas à maneira de uma caixa, serviam de assentos durante o dia.






A cama em forma de caixa foi uma das formas de mobiliário mais duradouro.  Um segundo tipo de cama, inventado na Idade Média e que foi utilizado durante muito tempo, era a cama-armário. O armário era muitas vezes completamente fechado, com uma porta de entrada. Numa época em que era difícil preservar a intimidade e em que maior parte das salas tinham vários usos, as vantagens desta cama era evidente.

O Estilo Romântico foi gradualmente substituído na Europa Ocidental pelo Estilo Gótico, nos fins do século XII e princípios do século XVII. O arco semicircular foi superado pelo arco de ogiva. Ambos os estilos arquitetônicos se refletiram no mobiliário.

A Europa medieval era um continente cercado, dilacerado por violentos conflitos internos. Não havia espaço para luxos, nem havia uma especialização do trabalho que permitisse o aparecimento de novas funções, que por sua vez teriam dado origem a novas formas de mobiliário.





As funções do mobiliário no século XV eram praticamente as mesmas que no século VIII.
A evolução afetou apenas pequenos pormenores: à medida que os marceneiros adquiriam maior perícia, as arcas se tornavam mais leves. As arcas de viagens eram talhadas de maneira artística e minuciosamente trabalhadas com relevos, inscrições e enfeites diversos.




Os móveis aparecem sustentados por pés altos onde se esculpiam adornos de folhagens, animais selvagens e pergaminhos enrolados.



Se o gênero dos móveis usados não mudasse muito, houve grandes alterações na decoração das peças.

O estilo arquitetônico gótico se impôs em todas as artes e os carpinteiros e marceneiros adaptaram aos motivos decorativos da arquitetura.



Camas mais confortáveis, com imensos colchões de pluma, pesadas cobertas e cortinados belíssimos bordados.



O hábito de revestir as paredes com lambris ou painéis de madeira encaixados em armações refletiu-se nos processos de fabricação de mobiliário, levando ao aparecimento de camas fechadas e de cadeiras de assento apainelas em forma de caixa, e de costas e braços fechados.



Na arte gótica o mobiliário alcança resultados inesperados em um domínio e perfeição do desenho dos mínimos detalhes.




O estilo gótico alcançou seu apogeu no século XV, que foi também o seu ultimo período.


Ployant, França, cerca de 1675. A capa de tecido é moderno, mas o sistema de montagem forro é idêntico ao original. O tecido é entre os dois trilhos laterais, para ser pregado para corrigi-lo, perpetuando ar tipo tradicional medieval e renascentista. A escolha desta solução é que banco é um cortesão, servindo uma função cerimonial, de modo que a tipologia de responder visualmente ligada ao passado.



Poltrona Castilla, da segunda metade do século XVII. Museu Nacional de Arte
Decorativos. Original forro de couro montada no ar, com pregos de Bollon.





Postado por: Beatriz Krüger e Jessica Storch.

4 comentários: