terça-feira, 2 de outubro de 2012

GRÉCIA

Arquitetura Grega


Na arquitetura do período geométrico, entre os anos 900 e 725 a. c., as casas consistiam num plano irregular e os templos apresentavam planta ora longa e estreita, quase quadrada, com uma coluna central (ou fila central de colunas) como arrimo. Os materiais de construção mais utilizados eram o tijolo cru e a madeira nomeadamente a de cedro importada do Líbano, tendo sido substituída pela pedra calcária (particularmente o mármore) no período arcaico (600 e 500 a. c.). Um sistema de ordens definiu as proporções ideais para todos os componentes da arquitetura, de acordo com proporções matemáticas preestabelecidas. A ordem era baseada no diâmetro de uma coluna, com outros elementos derivando dessa medida. Podemos citar como importante fato na arquitetura grega, o aperfeiçoamento da ótica (perspectiva), que já começará a fazer parte do período clássico (500 a 300 a. c.).

O período considerado mais importante da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII a.C. e IV a.C. Concentra-se na arquitetura religiosa  templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra (mármore).

Foram estabelecidas normas e regras construtivas, cânones para a concretização artística, valores estéticos e modelos duradouros, nos quais os detalhes, os aspetos decorativos e os pormenores tinham de se sujeitar à harmonia do conjunto. O estudo topográfico do terreno, a adaptação do edifício ao relevo e a escolha criteriosa da ordem, relativo ao tipo de edifício, passaram a constar nos projetos. Produziam maquetes, com o material mais apropriado, dependendo do projeto, que eram submetidas à aprovação oficial. A concretização da obra envolvia inúmeros profissionais entre os quais estavam os arquitetos, os projetistas, os pintores, escultores e outros artesãos.

O tipo de edifício que mais contribuiu para a evolução arquitetônica foi o templo. Era concebido para ser a morada dos deuses. Era constituído por um telhado de duas águas, duas colunas na entrada, e uma parte interior. dividida em três secções. A sua evolução foi demarcada pela gradual uniformização numa planta retangular. O objetivo final da arte era a procura da beleza, unidade, harmonia universais, alicerçadas, é claro, por uma filosofia que buscou a relação do Homem com o divino, com o mundo e a sua origem, com a vida e a morte, assim como com a dimensão interior do próprio Homem.

O Parthenon – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntia. A arquitetura clássica tem como princípios a racionalidade a ordem a beleza e a geometria.



- Coluna Dórica: É a coluna que sai direto do chão, é mais grossa, com caneluras afinando ligeiramente para cima terminando em capitel com forma de almofada quadrada. É chamada também de coluna masculina, por ser mais robusta.
- Coluna Jônica: Elas são mais fininhas, leves e delicadas com caneluras, saindo sobre a base e no topo (capitel) tem um desenho denominado "voluta".
- Coluna Coríntia: Apareceu mais tarde, é semelhante a jônica  diferindo no capitel que é formado por folhas de acanto, foi muito utilizada pelos romanos.













Mobiliário da Grécia


Em relação ao mobiliário grego do período arcaico (meados do século VI a 475 a.C.) foram descobertas informações importantes sob a forma de modelos de terracota, esculturas e principalmente pintura de vasos. Mesmo existindo poucos registros sobre o mobiliário grego, o que se sabe é que tinham dimensões menores do que os modelos egípcios, proporcionando mais leveza e praticidade.

O móvel grego também se divide em:
 Móveis cerimoniais: utilizados em eventos de honra ao ar livre (Kline).
Móveis de uso comum: como as camas, bancos e cadeiras (Klismos), esta última utilizada somente por mulheres, geralmente para amamentação.


Imagem de representação do kline.

O leito ou cline era usado para dormir e os homens reclinavam-se nele para comer enquanto que as mulheres sentavam-se em cadeiras durante as refeições.

Os estudos mostram ilustrações de muitos tipos de bancos e cadeiras. O thronos era uma cadeira cerimonial com ou sem braços.


Os thronos gregos eram conhecidos como "apoio dos céus", ou seja, termo que ficou conhecido quando Zeus se tornou um Deus antropomórfico, imaginado como o "assento de Zeus". Thronos era um tipo de objeto de status elevado, mas não necessariamente de poder. Os aqueus eram conhecidos por colocar adicionalmente tronos vazios nos palácios e templos, para que os deuses pudessem estar sentados quando desejassem. O mais famoso desses tronos era o de Apólo em Amyclae.

Já na Grécia antiga o mobiliário teve uma evolução significativa, pois surgiu uma cadeira com desenhos básicos, com curvas nas pernas e no encosto uma travessa única de madeira. Uso de mármore como matéria-prima. Essa cadeira ficou conhecida como Klismos, este desenho básico ganhou muitas versões ao longo da história.


Cadeira klismos no túmulo de Hegeso, c. 400 a.C.

A klismos era uma cadeira elegante, de belas proporções com pernas e encosto curvos, pés em forma de sabre e assento trançado.



Havia também cadeiras com as pernas terminando em discos, patas de cachorro ou leão.

As duas principais contribuições da Grécia para a história do mobiliário foram a adição de apoios curvos para a cabeça e para os pés ao leito e a criação da cadeira a que se dava o nome de clismos.

Os suportes do leito eram por vezes torneados, e a parte de cima da perna tinha a forma de um sino pesado e côncavo. Este estilo é bastante feio e em breve se passaram a usar pernas retangulares, decoradas com palmitos e ovais.

As mesas usadas para comer eram pequenas e podiam ser guardadas por debaixo do leito quando não estavam em uso. Em geral as mesas eram pequenas e baixas, muitas vezes de bronze com 3 ou 4 pés.




As pinturas dos vasos parecem indicar que o tipo de mesa mais usual era de tampo retangular.
Foi possível identificar pelas pinturas que os gregos utilizavam arcas para guardar objetos.


Foi na Grécia que começaram a fazer as primeiras peças de mobiliário infantil, nos meados do século V a.C. inventaram uma cadeira de bebê em que a criança ficava sentada em segurança.


As inspirações, os motivos do mundo antigo eram de cima para baixo: acanto, ovo, dardo e cabeça de carneiro.





Postado por: Beatriz Krüger e Jessica Storch.

3 comentários:

  1. Estou iniciando um projeto de decoração de festas temáticas. Então fui pesquisar tipo de mobiliário para eu pedir pro marceneiro fazer algo parecido. E achei esta matéria maravilhosa! Parabéns à vcs meninas! Sou encantada pela Grécia Antiga. Ah, e em 2020 construí na minha casa, um jardim baseado na mitologia Grega. Abraço..

    ResponderExcluir