quarta-feira, 27 de junho de 2012

CIVILIZAÇÃO FENÍCIA


Os Fenícios foram uma antiga civilização que se localizava no norte da antiga Canaã, ao longo das regiões litorâneas dos atuais Líbano, Síria e norte de Israel. A civilização fenícia foi uma cultura comercial maritima empreendedora que se espalhou por todo o mar Mediterrâneo converteram-se nos melhores comerciantes e marinheiros do mundo antigo, durante o período que foi de 1500 a.C. a 300 a.C.
Sua civilização estava organizada em cidades-estado, de maneira semelhante à Grécia Antiga; cada uma destas constituía uma unidade política independente, que frequentemente se entravam em conflito e podiam dominar umas as outras - embora também colaborassem através de ligas e alianças.
A fenícia terra de marinheiros e comerciantes, ocupava uma estreita área, com aproximadamente 40KM de largura, entre o mar Mediterrâneo e as Montanhas do Líbano. Atualmente essa região corresponde ao Líbano e parte da Síria.
Entre os fatores que favoreceram o sucesso comercial e marítimo da Fenícia, podemos destacar que a região:
Era muito encruzilhada de rotas comerciais, o escoadouro natural das caravanas de comercio que vinham da Ásia em direção ao Mediterrâneo;

Os fatores que favoreciam o sucesso comercial e marítimo da Fenícia eram devido à região:


Ø  Ter muitas encruzilhadas de rotas comerciais, o escoadouro natural das caravanas de comercio que vinham da Ásia em direção ao Mediterrâneo.

Ø  Ser rica em cedros, que favoreciam a valiosa madeira para a construção de navios. Era muito abundante e espalhava um odor característico que podia ser pressentido ao longe, fato este que deu ao Líbano o nome de "montanha dos perfumes". - que forneciam a valiosa madeira para a construção de navios;

Ø  Possuir bons portos naturais em suas principais cidades Ugarit, Biblos, Sidon e Tiro.

Ø  Tinha praias repletas de um molusco (múrice), do qual se extraía a púrpura, corante de cor vermelha utilizando para o tingimento de tecidos, muito procurados entre as elites de diversas regiões da Antiguidade.
Entre os animais domésticos criados pelos fenícios estão: o asno, o boi, a ovelha, a cabra, etc.. O cavalo e o camelo surgiram provavelmente na primeira metade do segundo milênio. O mar oferecia peixe em abundância. Nas florestas do Líbano existiam feras como a pantera, o urso, o lobo, a hiena, etc.
Freqüentemente, as cidades fenícias entravam em guerra, disputando entre si novos  mercados para seus produtos. Algumas dessas cidades pagavam tributos a povos  estrangeiros, para receber, em troca, segurança e tranqüilidade contra os seus rivais do comércio. Nenhuma cidade fenícia era suficientemente poderosa para impor completamente dominação sobre as demais.
Os fenícios realizavam comércio através da galé, um veículo movido a velas e remos, e são creditados como os inventores dos birremes, barcos com duas ou três fileiras de remos de até 35 metros. O navio fenício era a melhor embarcação da Antiguidade. 


Galera fenícia com uma estreita plataforma de combate.


Os fenícios construíram barcos sólidos e grandes, de um só mastro, que alcançavam um deslocamento de até 300 toneladas. Neles se encontravam várias características dos navios egípcios e cretenses. Navegavam a vela só com vento favorável, utilizando escravos para o remo. O prolongamento da proa terminava com uma cabeça de cavalo esculpida, enquanto a parte saliente da popa, curvada para dentro, tinha a forma de rabo de peixe.
Imperava a pirataria e por isso os mercadores fenícios eram bem armados. A nave de guerra dos fenícios era a birreme — uma galera com duas ordens de remos,  com uma vela quadrada no único mastro. Veloz, fácil de manobrar, de pouca imersão, mas também pouco apropriada para o mar, tinha como principal característica uma ponte de combate e, além disso, um rosto maciço, em forma de corno.  
O solo montanhoso da Fenícia não era favorável ao desenvolvimento agrícola e pastoril. Vivendo como que espremidos em seu território, o povo fenício percebeu a necessidade de se lançar ao mar e desenvolver o comercio pelas cidades do Mediterrâneo.
O desenvolvimento do comércio entre os fenícios aconteceu primordialmente através da realização de trocas de mercadorias. Com o passar do tempo, a expansão das atividades privilegiaram a fabricação de moedas que facilitaram a realização de negócios.
Todo esse desenvolvimento mercantil observado entre os fenícios influenciou o domínio e a criação de técnicas e saberes vinculados ao intenso trânsito dos fenícios. Fundaram entrepostos comerciais e relacionavam-se com todos os povos da região.
Desenvolvem técnicas de navegação e de fabricação de barco, vidro, tecido e artesanato metalúrgico. Atribui-se também a esta cultura a invenção da tinta púrpura.
A astronomia foi um campo desenvolvido em função das técnicas de navegação necessárias à prática comercial.
O comércio feito com os povos egípcios e mesopotâmicos, fez com que os fenícios enricassem rapidamente. Com audácia, pericia e grandes galeras, percorreram o mar Mediterrâneo, atingiram o Atlântico e viajaram em torno da África. Aliando vocação marítima com habilidade comercial, fundaram importantes colônias com Cartago.


Mapa da Fenícia e rotas de comércio

O cedro, objetos de metais, tecidos, cerâmicas, jóias e tinturas, eram os principais produtos comercializados pelos Fenícios.




A principal contribuição fenícia para a civilização foi o alfabeto. Era uma forma simples e prática baseada em 22 letras. Até a palavra alfabeto provém dos fenícios. As duas primeiras letras Aleph e Beth, para o grego foram traduzidas para alpha e beta. O alfabeto criado pelos fenícios foi aprimorado pelos gregos e pelos romanos. Tal avanço  constitui o maior legado da cultura fenícia nos nossos dias.
Os fenícios também contribuíram com avanços para conservar seus escritos. Antes eram usados lâminas de barro cozido, eles agora passaram a usar rolos de papiro e tinta.
Ruínas Egípcias
Colonizaram o sul da península Itálica, onde fundaram Cartago em 814 a.C. A partir de 800 a.C. a Fenícia faz parte do Império Babilônico, do Persa e do Macedônico. Com a queda de Tiro, em 332 a.C., a hegemonia para Cartago, que enfrenta os romanos nas Guerras Púnicas.
Cartago foi uma antiga cidade, originariamente uma colônia fenícia no norte da África, situada a leste do lago de Túnis. Foi uma potência na Antiguidade, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.


Ruínas Fenícias



Cartago



Publicado por Beatriz Krüger e Jessica Storch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário