terça-feira, 19 de junho de 2012

História da Arte Egípcia


Datada de 5.000 a.C, a civilização egípcia situou-se no Vale do Rio Nilo, cujas margens eram férteis e, determinante para o desenvolvimento desta civilização. A religião orientou e dominou a vida no Egito, e por meio dela se justificou desde a organização política e social e até a produção artística.


Arte
A cultura egípcia antiga proporcionou uma das maiores influencias na humanidade.
A arte egípcia esteve focada na glorificação dos deuses e do "rei" faraó que era divinizado, para o qual se erguiam estatuetas, templos e pirâmides monstruosas e construções mortuárias como túmulos.
A arte egípcia caracteriza-se principalmente através da Pintura, Arquitetura e da Escultura.
A arte do EGITO Antigo é, sobretudo arte sacra. Tendo como o ponto principal dedicação à morte, onde tudo no Egito era orientado por ela. Templos, tumbas, pinturas morais, estátuas estavam ao serviço de uma religião que tenta dominar a morte e a profundidade cósmica. O faraó tornava-se uma figura central como mediador entre os deuses e os homens. A situação geográfica do país, isolado por mar e desertos também determinava o desenvolvimento da arte egípcia.
A arte era usada para atestar a grandiosidade e a importância  do poder político e religioso do Faraó, era também muito limitada, ou seja, padronizada, pois ela estava ligada à religião e servia de veículo para a difusão dos preceitos e das crenças.


Murais com escrita hierogríficas


 Religião
 A religião influenciou toda a vida egípcia, o fundamento ideológico da arte egípcia é a glorificação dos deuses e do rei defunto divinizado, para os quais se erguiam templos funerários grandiosos, verdadeiras obras de arte.
O faraó era considerado um ser divino que exercia completo domínio sobre seu povo, que ao partir deste mundo, voltava para junto dos deuses dos quais viera. Os egípcios acreditavam em deuses, e, também numa vida após a morte, concebiam que essa vida era mais importante e, que depois de morto a alma voltaria para o corpo.
Deveria ser seguida uma hierarquia levando em consideração o peso da alma, ou seja, quanto mais importante uma pessoa fosse, maior ela deveria ser pintada. O povo ou os servos deveriam ser pintados como se estivessem reverenciando ou adorando o faraó. Eles acreditavam que assim iriam melhorar sua imagem.
A decoração colorida era um poderoso elemento de complementação das atitudes religiosas.

 

 

 Mobiliário
 As artes decorativas eram executadas pelos artesãos e estavam presentes em todos os móveis da época, considerados elegantes e confortáveis, eram móveis de cores vivas e de diversos materiais, eram utilizados o ouro, pedras preciosas, madeira, pedra, marfim, couro, tecidos e junco. A maioria construídos com madeira, com incrustações de marfim, metal ou pintura laqueada. Algumas peças ainda podem ser vistas nos museus da Europa e do Cairo.
Os móveis que os historiadores têm conhecimento são: camas, cadeiras, cadeiras de braço, bancos, mesa, mesa portátil, arca, armações de leitos, divãs, dossel, vasos,  apoio de cabeça, trono.
O estilo, a forma e o desenho se davam de várias formas, pois variava nos períodos das dinastias; mais no geral os móveis eram baixos, eram muitas vezes revestidas de ouro, as pernas de camas, cadeiras, bancos, representavam algum animal, como por exemplo, patas de touro, patas de leão e patas de gazela; eram muito usados móveis de assento ripas de madeiras de assento côncavo ou de curva dupla e  pés cruzados onde tinham forma de pescoço e do bico de um pato.

    
    Bancos : possuíam assento côncavo e podiam ter três ou quatro pernas, com traves retas, inclinadas ou pernas em formato de “X”, alguns ainda apresentavam um pequeno encosto.

  
 Trono de Tutankhamon

 
Pintura

Haviam diversas regras sobre como pintar no Antigo Egito. Seguia-se a chamada Lei da frontalidade, onde um humano não deveria ser pintado com a cabeça, membros inferiores e superiores virados para frente, mas olhos e o tronco poderiam. Os traços são estilizados e rígidos, as formas são bidimensionais - ausência de volumetria -, e a cor é aplicada em manchas uniformes. Todas as figuras eram mostradas do ângulo que podiam ser melhor identificadas.
Os antigos egípcios criaram a pintura para fazer da vida pós-morte um lugar agradável. Os temas incluíam a jornada para o outro mundo ou divindades protetoras que apresentavam o morto para os deuses do pós-morte. Algumas pinturas mostram as atividades que o morto gostava de fazer quando era vivo e que, gostaria de continuar fazendo por toda a eternidade.
 Curiosidade
As cores das pinturas egípcias eram elaboradas da seguinte forma:
·         O preto era usado para fazer a pintura a partir do Carvão de madeira ou Pirolusite - é um óxido de manganésio do deserto do Sinai.
·         O Branco era usado para fazer a pintura a partir do Cal Ou Gesso.
·         O Vermelho era usado para fazer a pintura a partir do Ocre.
·         O Amarelo eles usavam o Óxido de ferro hidratado - limonite.
·         O Verde era feito através do malaquite de sinai. 
·         O Azul era elaborado a partir do Azurite - Carbonato de Cobre - ou Óxido de Cobalto.

 
Pintura parietal no túmulo deNefertari

Arquitetura
Os arquitetos no antigo Egito eram considerados as pessoas que realizavam os grandes sonhos dos faraós. As primeiras tumbas egípcias buscavam realizar uma reprodução fiel da residência de suas principais autoridades. Porem, as pessoas sem grande projeção eram enterradas em construções mais simples que, em certa medida, indicava o prestígio social do indivíduo.
O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas pelos faraós Quóps, Quéfren e Miquerinos. Próxima a essas construções, também pode se destacar a existência da famosa esfinge do faraó Quéfren.

          Segundo MILLARD (1975, p. 40) “Os egípcios não tinham guindastes nem roldanas. Todos os seus monumentos foram erguidos com a ajuda de rampas de cascalho e areia. Os grupos de homens arrastavam blocos de pedra pelas rampas acima. Por vezes, colocavam-se rolos por baixo dos blocos para que se movessem mais facilmente. Os blocos eram dispostos em uma camada de cada vez. As pirâmides de Gizé são as maiores e as mais bem construídas de todas as pirâmides. Foram utilizados enormes blocos de pedras em toda a parte. O revestimento exterior era feito de blocos do mais fino calcário branco. Posteriormente, as pirâmides tornaram-se mais pequenas e algumas delas tinham pequenos blocos de pedra e cascalho no interior, enquanto outras apenas tinham tijolos de barro.
         Para construir um templo, os egípcios marcavam a planta no chão e depois colocavam as bases das colunas e a primeira camada de blocos para as paredes. Os espaços entre os blocos eram enchidos com areia, proporcionando uma superfície plana, sobre a qual se colocava a nova camada de pedras. Utilizavam uma rampa sempre crescente, ao longo da qual as pedras eram arrastadas. Depois de aplicada cada camada, acrescentavam mais areia para alisar de novo a superfície. A areia era então retirada e ao mesmo tempo, faziam-se as decorações.”

 
Templo de Ramsés II em Abu Simbel



 
Pirâmide de Djoser


As esfinges egípcias também eram uma bela forma arquitetônica. Geralmente existiam inúmeras esfinges que ficavam de ambos os lados das estradas que davam acesso aos templos. As esfinges mais comuns eram estátuas com corpo de leão e cabeça humana
Esfinge de Gizé (Giza)


Existiam ainda outras formas arquitetônicas no antigo Egito. Como entradas de templos que eram uma verdadeira obra de arte, ou salas que eram sustentadas por diversas colunas, conhecida popularmente como hipóstila. Que apesar de fazerem parte dos complexos dos templos eram de uma beleza ímpar.
Hipóstila – Em Karnak


Escultura
          A representação de um faraó ou um nobre era o substituto físico da morte, sua cópia em caso de decomposição do corpo mumificado. Isso talvez pudesse justificar o exacerbado naturalismo alcançado pelos escultores egípcios principalmente no Império Antigo. Com o passar do tempo, a escultura acabou se estilizando. As estatuetas de barro eram peças concebidas como partes complementares do conjunto de objetos no ritual funerário. Já a estatuária monumental de templos e palácios surgiu a partir da 18ª dinastia, como parte da nova arquitetura imperial, de caráter representativo. O ouro era utilizado para fazer
máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia.






 





Postado por Beatriz Krüger e Jessica Storch


Nenhum comentário:

Postar um comentário