terça-feira, 19 de junho de 2012


Móveis no Egito

   Os móveis da tumba de Tutancamon (c.1333 a 1323 a.c. ) mostraram ao mundo o grau de suntuosidade a que chegou a marcenaria egípcia. Além de peças produzidas para uma clientela refinada, também houve produção em massa de um mobiliário mais modesto. Cofres, tronos, bancos, poltronas, armários, camas, apoios para nuca, ataúdes, arcas, leitos de repouso e leitos funerários eram alguns dos móveis fabricados. Basta olhar as peças para perceber que o marceneiro egípcio sabia tudo sobre sua arte e já empregava técnicas utilizadas hoje em dia. As camas possuíam pés ornamentados, às vezes na forma do deus Bes, uma divindade que era representada como um anão fazendo caretas e que tinha o dom de evitar acidentes domésticos como, por exemplo, as quedas. Sob o leito eram colocados os utensílios de toucador e o vestuário, guardados em um cofre, bem como um escabelo. Tamboretes e banquinhos também aparecem nas ilustrações compondo dos quartos de dormir.



Baús de tampos curvos e triangulares!


   A civilização egípcia, uma das primeiras e grandes da história, teve destaque de 3200 aC a 32 aC (quando é dominada pelo império romano). Os egípcios eram politeístas e cultuavam seus deuses em um templo específico para cada um deles. A sociedade era estruturada de forma definida, onde o faraó era a autoridade máxima. Ele e sua família moravam em um palácio, diferente de todos os outros. O mobiliário do Antigo Egito estava quase inteiramente concentrado na moradia do faraó.




   As peças de mobiliário do princípio da era dinástica – cerca de 3100 até 2686 a.C. – de que se conserva o maior número de exemplares é armação de leito. Essas armações vão das mais simples, constituídas por pernas e partes laterais unidas por meio de correias, a camas feitas de quatro peças de madeira encaixada em ângulos curiosos.


As camas recebiam decorações nos pés para entreter quem estivesse deitado!


Encaixes
   Camas de partes laterais e cabeceiras encaixadas por meio de juntas perfeitas de espiga e encaixe, de pernas em forma de pata de touro, encaixadas na armação da cama e fixas com correias, apresentando os lados da armação fendas por onde passavam as correias que formavam o fundo da cama.




Os egípcios já utilizavam modelos dobráveis!

   Arcas ensambladas e blocos de madeira escavados serviam de contentores, as mesas tanto podiam ser talhadas em um único bloco de madeira ou pedra, algumas travessas entre as pernas, eram destinados para efeitos decorativos.


   No seu conjunto, os móveis de assento eram provavelmente mais baixos que o mobiliário do século XX, em parte porque os egípcios eram baixos, em parte porque a posição em que se sentavam em divãs aproximava-se mais da posição de agachado que a de sentado. Esta crença influenciou em todos os campos da arte como arquitetura, escultura, pintura e mobiliário.



   Conservaram-se muito poucas peças de mobiliário do Império Antigo – cerca de 2686 – 2181 a.C. Mas possuímos alguns modelos ou peças de mobiliário fundidas em metal para os túmulos, e conservaram-se muitas e excelentes pinturas murais representando móveis. O exemplo a seguir, é cama encontrada na tumba da Rainha Hetepheres, com apoio para a cabeça.




Cama Egípcia!


Uol para apoiar o pescoço!


Trono de Tutankhamon!


Cadeira Cerimonial!

Cadeira Cerimonial, 18º Dinastia. Ouro, pedras, faiança, ébano, marfim!

Postado por Ildaiane Vergara

















Nenhum comentário:

Postar um comentário