terça-feira, 12 de junho de 2012


O que é uma Enxó?

   Enxó é uma ferramenta que é usada para moldar a madeira. É constituída por uma lâmina curvada montada perpendicularmente em uma longa alça ou Haft. Dependendo do tipo de enxó, existem várias maneiras de usar a ferramenta, que vão desde esvaziar canoas para moldar telhas de madeira. Muitas lojas de ferragens levaram enxós, juntamente com as lâminas de enxó simples que pode ser montado na antiga alças ou Hafts hand-made.
   A enxó é provavelmente uma das primeiras ferramentas desenvolvidas por seres humanos. A primeira foi feita em enxós de pedra, e eles foram concebidos como ferramentas manuais. Usuários couberam a enxó em suas mãos e é utilizado para diversas tarefas de formação, inúmeros sítios arqueológicos em todo o mundo descobriram enxós em uma base regular. Uma vez que o homem começou a trabalhar com metais, enxós metal começaram a substituir a pedra, metal, pois era mais fácil de moldar e que poderia ser facilmente terreno para criar uma borda afiada. Muitas culturas também perceberam que, independentemente da lâmina enxó poderia ser instalado num Haft, a criação de alavancagem, e a forma moderna da enxó surgiu.
   Uma das formas mais clássicas para usar uma enxó é como uma ferramenta de sobrecarga. O usuário fica com o objeto que ele ou ela deseja trabalhar e, em seguida, os balanços de enxó por trás de costas e na madeira. Esta técnica é usada para coisas como pólos de elaboração e esvaziar canoas. Menor, mais leve, enxós também pode ser usado para tarefas mais sutis, e não é inédito para uma enxó para ser usado como uma ferramenta de mão em trabalho de detalhe.
  


 

Outras ferramentas:


}      Os egípcios já usavam a serra no princípio de sua história, que é muito mais eficaz para cortar a madeira transversalmente ao veio, desde a Primeira Dinastia.

}  Na Europa Ocidental, depois da era romana, o uso da serra parece limitado, mas nunca desapareceu completamente.






          Os egipcios possuiam uma grande variedade não só de enxós e serras, como também de formões, martelos, verrumas e plainas.

Verrumas


                                                                      
                                                                             Brocas  


Planas


                                                               
                                                                           Formões


Postado por Ildaiane Vergara

         






Um comentário:

  1. Legal, adorei todos os posts de vocês! Eu gostaria de ver aqui como eram os móveis e casas dós antigos chineses, portugueses, espanhóis, japoneses, africanos, árabes, maias, astecas e incas e do povo antigo hebreu!!!! E sobre móveis e casas do mundo moderno de hoje também!!! Beijos.

    ResponderExcluir