terça-feira, 6 de novembro de 2012


       Decoração de interiores do estilo Luís XVI

         O estilo de arte conhecido como Luís XVI nasceu em 1760, abrangendo a arquitetura, pintura e escultura. A rainha Maria Antonieta gostava do elemento naturalista, pastoral e sentimental. Daí que o estilo Luís XVI é mais romântico que clássico, mas combinando de forma magistral e encantadora as duas correntes.
  Quando a  revolução estava começando,  a nobreza já estava quase falida, e então fazendo com que a decoração de interiores ficasse mais simples, embora não completamente severa. As salas continuavam simétricas e bem proporcionadas, de pequenas dimensões. As janelas continuavam indo até o chão, retangulares como as portas. Em algumas salas pilastras clássicas emolduravam janelas e portas, algumas pintadas e outras divididas em painéis com molduras. As lareiras eram de mármore, madeira entalhada ou pintada, encimadas por um espelho. As paredes tinham "boiserie" - painéis de madeira pintada em cores claras, rosa, verde ou cinza, mostrando arabescos, flores, guirlandas ou buquês. Tecidos e papel de parede também foram usados. O teto era em geral liso e às vezes pintado. O piso era de mármore ou de parquê com desenhos geométricos formado por madeira de cores diversas, sendo coberto por tapetes Saboreie e Alburnos.


Ambientes em tons pastéis e painéis decorados.


       Cenas do filme "Maria Antonieta" de Sofia Coppola- com papéis de parede floriados e tudo muito claro em tons de rosa, azul e verde. 




Postado por Paula Treptow

Nenhum comentário:

Postar um comentário