sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Estilo Vitoriano


Estilo Vitoriano

A Era Vitoriana no Reino Unido foi o período do reinado da Rainha Vitória, em meados do século XIX, a partir de Junho de 1837 a Janeiro de 1901.
            Este foi um longo período de prosperidade e paz para o povo britânico, como os lucros adquiridos a partir da expansão do Império Britânico no estrangeiro, bem como o auge e consolidação da Revolução Industrial.


 
 

Na Arquitetura

   O reflorescimento da arquitetura gótica sob a forma conhecida como neo-gótica se tornou cada vez mais significativo nesse período, levando ao conflito entre os ideais góticos e clássicos. A arquitetura para o novo Palácio de Westminster (destruído em 1834 por um incêndio) planejada pelo arquiteto Charles Barry traz elementos góticos, inspirados nas partes intactas do edifício. A intenção foi construir uma narrativa de continuidade cultural, em oposição aos violentos rompimentos culturais e artísticos como a Revolução Francesa.
 
 
 
 
 
No mobiliário
 
   A principal influência foi do estilo Luís XV, os móveis pesados e mal proporcionados feitos em nogueira, jacarandá, ébano e mogno com entalhaduras de madrepérolas. A decoração era de mau gosto com ornamentação em excesso.
 
 
 
 
 
 
 
Postado por Ildaiane Vergara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário