segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Estilo Vitoriano


                     
O estilo vitoriano é uma fonte infinita de inspiração. De 1837 a 1901, anos em que a Inglaterra foi governada pela Rainha Vitória, o país viveu um período máximo de esplendor, conhecido como "época vitoriana". O Reino gozava de grande prestígio e o clima social era de euforia devido aos sucessos militares na Índia, ao desenvolvimento cultural e à prosperidade econômica resultante da Revolução Industrial. A nova burguesia, enriquecida com a indústria e o comércio nas colônias de além-mar, queria exibir em suas casas uma decoração que ostentasse sua nova riqueza e prosperidade. Esse comportamento mudou por completo o modo de viver, com a introdução de importantes inovações.
      Na decoração dos móveis, usava-se em abundância madeiras nobres exóticas, como o jacarandá, a rádica e o mogno. Os objetos como quadros, candelabros, enfeites, tapetes e luminárias eram numerosos, a maioria das peças oriundas do distante Oriente, como porcelanas chinesas ou tecidos de decoração em seda bordados com fios de ouro. Tecidos com motivos florais constituem o esquema de decoração. O estilo agrega estofados em couro e tecidos xadrezes propiciando uma atmosfera de um lar ancestral.
     Móveis de estilo vitoriano no Brasil costumam ser mais escuros e discretos. Fortemente influenciados por motivos religiosos, e inspirados na escola gótica, apostam na simetria como forma de simbolizar a perfeição divina. O foco é no cuidado com o homem, por isso a atenção ao conforto e à maciez do móvel, que além de tudo deve destacar a presença humana que o ocupa.
      O estilo tende a representar nos entalhes cenas que dão sensação de movimento. Os detalhes, em geral em grande número, costumam ser da mesma cor do móvel - o verde e o palha são tonalidades que aparecem com frequência. O desenho das peças muitas vezes começa mais largo e vai afinando, lembrando duas mãos unidas em posição de oração. A madeira é um dos principais materiais usados, e também se nota forte presença de pedras, com destaque para o mármore.





referencias:

http://www.arteplural.com.br/decoracao/estilos/vitoriano.php

Postado por Beatriz Krüger.


Um comentário:

  1. chega faltar-me a respiração em meio a tanta beleza e requinte. Não tenho comentários a fazer. "são simplesmente lindos"

    ResponderExcluir