terça-feira, 27 de novembro de 2012

ESTILO NAPOLEÃO III


 NAPOLEÃO III

Napoleão III de França, nascido Carlos Luís Napoleão Bonaparte pertencente à família Bonaparte, Luís era o terceiro filho do rei Luís I da Holanda e de Hortênsia de Beauharnais e sobrinho do grande Napoleão, foi presidente e posteriormente imperador da França (1852-1870). Em novembro de 1852, apoiado pela grande burguesia, conclamou um plebiscito, que, com 95% dos votos favoráveis, instituiu o império e o transformou em Imperador da França, com o título de Napoleão III. Com o golpe, Bonaparte criou o Segundo Império Francês.
Seu reinado, inicialmente autoritário, progrediu de forma gradativa após 1859 para o chamado "Império Liberal". Napoleão III implementou durante seu reinado a filosofia política publicada em seus ensaios de romantismo, liberalismo autoritário e socialismo utópico. Admirador da modernidade britânica, o imperador foi responsável por um considerável desenvolvimento industrial, econômico e financeiro no país e, também, pela reforma urbana de Paris.

Com a derrota na Batalha de Sedan, durante a Guerra Franco-Prussiana, em 2 de setembro de 1870, chegou ao fim o Segundo Império Francês. Em 4 de setembro de 1870, a Terceira República foi proclamada e Napoleão III foi deposto e enviado para o exílio na Inglaterra, onde morreu em janeiro de 1873.

ESTILO NAPOLEÃO III
A celebração da renovada “grandeur” francesa leva os construtores a imitar os móveis da época Luiz XV e os Neoclássicos. As novas tecnologias permitem a utilizão de finas camadas de madeiras caras como o ébano e a palissandra, tornando esses móveis acessíveis à pequena burguesia. A ornamentação é metálica, produzida em série.
Este estilo se caracteriza pelo reinado do “capitonné”, das “passamanarias”, do arabesco e dos revestimentos.
O ecletismo continua considerável: renascem quase todas as tendências. Podemos encontrar um pouco de tudo e são justamente essas misturas que vão caracterizar o período de Napoleão III.
As cadeiras têm as formas mais variadas. O assento é geralmente em palha fina, o encosto pode ser liso, com barras, desenhos em bambus e palmas de diversas formas. Algumas cadeiras são pintadas, outras douradas e outras ainda, as mais elegantes, com filetes, molduras e motivos dourados combinados com incrustações em nácar.



                     Carruagem de D. Maria Pia de Sabóia, filha do Rei da Sardenha, 1862


                                         Detalhe de uma passamanaria
                                                Salão de Napoleão III






Referências:
Slides da aula
http://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_III_de_Fran%C3%A7a


Postado por:  Jessica Storch

Nenhum comentário:

Postar um comentário