terça-feira, 6 de novembro de 2012

LUIS XV


Poltrona estilo Luis XV

O móvel desta época tem um ar feminino, gracioso, e, muitas vezes, excessivo nos ornamentos: perna cabriolet (em forma de pé de cabra), uso da concha, flores e folhagens como recurso decorativo, curva livre e sinuosa, tons suaves, madeira dourada, pintada em tons claros (pátinas) ou médios.


As cadeiras do período têm os espaldares curvos, pés em forma de pata de ganso ou cabeça de delfim, assentos estreitos na parte traseira e braços dos sofás e poltronas mais curtos.

Outro aspecto importante desse estilo foi à introdução nos móveis do encurvamento das pernas, por meio da chamada forma cabriolé, arrematadas por pés em forma de garras e bola ou de peão ou de dedal.
Os espaldares das cadeiras assumiram formas de violão, passando a ser um prolongamento do assento, formando um conjunto contínuo. As poltronas foram produzidas com braços acolchoados, acrescentadas, por vezes, as típicas e confortáveis “orelhas” nas laterais do encosto.
As cadeiras mostram perfeita noção de conforto e luxo. Os entalhes à princípio numerosos ficam restritos aos eixos, ao espaldar, assento e braços. O espaldar alto foi substituído por um espaldar mais baixo e as cadeiras eram feitas agora para se adequar mais ao corpo humano, com as pernas "cabriolet". A chaise longue era mais longa e própria para reclinar, havia a bergère como na época anterior e a bergère confessional.




  


ESTOFADOS

O estofamento era feito com moirés, brocados, tafetá, toile de jouy ou tapeçarias Gobelins e Beauvais, as tapeçarias usadas para cobrir as cadeiras representavam cenas de personagens lendários ou bíblicos, nos encostos e nos assentos animais, com arremates em guirlandas de flores e pássaros. Os assentos de palhinhas para cadeiras e sofás também foram muito utilizados, nestes eram colocadas almofadas soltas ou fixas recebendo couro ou tapeçaria.
 Moiré é um padrão de interferência criado, por exemplo, quando duas grades apresentam movimento relativo entre si em referência a um observador, gerando um determinado padrão por meio de franjas. Com este padrão de interferência conseguimos determinar perfil, deformação de objetos e o movimento de um objeto qualquer.




Brocado é um tipo de tecido ricamente decorado, feitos em seda colorida, e com relevos bordados geralmente a ouro ou prata.
O brocado costuma ser costurado tipicamente num tear, e utiliza a técnica de trama suplementar, isto é, o brocado ornamental é produzido através de uma trama suplementar, não-estrutural, que é adicionada à trama padrão que mantém juntos os fios do urdume. O propósito desta técnica é dar a aparência de que a costura teria sido bordada, na realidade






Tafetá é um tecido fino e acetinado feito de seda trançada, lã ou sintéticos. Tem boa resistência e durabilidade. É resistente à abrasão e produtos químicos, aceita facilmente corantes e é facilmente lavado.





O Tafetá é utilizado em ternos, casacos, fitas, blusas, vestidos, guarda-sóis, bandeiras, forro para casacos e bolsas. Também é utilizado em almofadas, colchas e cobertores.
Roupas feitas com o Tafetá são muito utilizadas em ocasiões festivas, por ser um tecido muito fino.
Toile é o nome de um tecido que significa "pano de linho" ou "tela" - particularmente pano ou lona para pinturaO toile palavra pode referir-se o tecido em si, uma peça de vestuário de teste (geralmente) conseguido a partir do mesmo material, ou de um tipo de superfície de decoração (tradicionalmente) impresso no mesmo tecido.






CADEIRAS ESTOFADAS













   






















 Postado por Beatriz Krüger e Jessica Storch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário